Novo campus de PD na Base tecnológica em Twente

Milhões investidos em energia nova: Lithium Werks foca em armazenamento, transporte e software inteligente


HENGELO, Países Baixos, Sept. 04, 2018 (GLOBE NEWSWIRE) -- A empresa de gerenciamento de energia Lithium Werks B.V. (www.lithiumwerks.com) anunciou que irá construir um grande campus de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Aeroporto de Twente. “Para obter uma transição real, de combustíveis fósseis a renováveis, a energia tem que estar disponível no local e momento corretos”, disse o criador Kees Koolen, Presidente do Conselho da Lithium Werks. “Nos próximos cinco anos, vamos recrutar cerca de 2.000 pessoas para desenvolver tecnologias de energia limpa no campus”.

A Lithium Werks, que fornece 200 milhões de células de bateria para mais de 1.000 clientes em 50 países, atualmente produz baterias de fosfato de ferro-lítio, ou LFP. Para o desenvolvimento das próximas gerações de baterias, a Lithium Werks colabora com a Universidade de Twente, pioneira em pesquisa no campo de novos materiais, inteligência artificial e eletrônica de controle. A East Netherlands Development Agency Oost NL está investindo na Lithium Werks para apoiar a visão da empresa de um campus de P&D, juntamente com o município de Enschede e a província de Overijssel.

Fontes de energia renovável, como eólica e solar, normalmente produzem a maior parte da energia em momentos em que a demanda é baixa. Essa disparidade entre oferta e demanda significa que estações de energia a carvão e gás convencionais ainda são necessárias. Com soluções inteligentes de armazenamento e transporte de energia, a energia será disponibilizada no momento e lugar certos. Isso exigirá capacidade de bateria suficiente – precisamos produzir muito mais baterias – e software de inteligência artificial”, disse Koolen.

Campus de P&D na Base tecnológica

A Lithium Werks irá criar um campus de P&D de 170 mil m2 para o desenvolvimento de um ecossistema de baterias móveis na Base tecnológica. Mais de EUR 100 milhões foram investidos no desenvolvimento do campus de P&D por várias partes. A Oost NL foi a primeira a investir no projeto, alinhada com as instruções das autoridades locais de fortalecer, de maneira sustentável, a economia da região Leste dos Países Baixos. O campus será construído em fases. A primeira construção da Base tecnológica está programada para ser concluída no final de 2019, fornecendo trabalho, inicialmente, para cerca de 300 pessoas para pesquisar novas tecnologias no campo da energia limpa. A Lithium Werks planeja recrutar cerca de 2.000 pessoas em cinco anos para realizar P&D no campus.

Baterias móveis

A crescente demanda por veículos elétricos é um fator essencial para o crescimento da demanda por baterias. A Lithium Werks está empregando tecnologia de inteligência artificial, pois se prepara para um futuro em que os veículos elétricos autônomos oferecerão Mobilidade como um serviço (MaaS), o que irá eliminar a necessidade da propriedade privada do carro. Além disso, os veículos elétricos autônomos serão, efetivamente, baterias móveis que oferecem energia do veículo para a rede ou do veículo para a casa.

Conhecimento técnico

A Lithium Werks, que ofereceu 200 milhões de células de bateria para mais de 1.000 clientes em 50 países, fundiu-se com a Super B Lithium Power B.V., em Hengelo, e adquiriu anteriormente a Valence Technology Inc. e o ramo industrial da A123 Systems LLC. A empresa produz baterias de fosfato de ferro-lítio, conhecidas também como baterias LFP. Para conseguir desenvolver as próximas gerações de técnicas de armazenamento, a Lithium Werks está cooperando com a Universidade de Twente, nos Países Baixos. A universidade opera unidades de pesquisa de materiais, como a MESA+ NanoLab, e tem familiaridade com eletrônica de controle e inteligência artificial. “Ao unirmos esse conhecimento, desempenharemos, juntos, um papel significativo na transição de energia e realizaremos uma importante contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse o Presidente da Universidade de Twente, Victor van der Chijs.

Kees Koolen
Kees Koolen, Presidente do Conselho da Lithium Werks, nasceu em 19 de agosto de 1965, em Bergeijk, North Brabant, Países Baixos. Koolen foi CEO do serviço de reservas online Booking.com de 2008 a 2011 e, depois, Presidente do Conselho de Supervisão até 2014. Em seguida, trabalhou na empresa de transporte colaborativo Uber, que, na época, possuía apenas 10 funcionários, para criar sua presença internacional fora dos Estados Unidos, e estabelecer a sede da Uber International em Amsterdã.

Sobre a Lithium Werks
A Lithium Werks é uma empresa de fabricação de baterias de íons de lítio com unidades de produção nos Países Baixos e na China e escritórios nos EUA, nos Países Baixos, na Irlanda do Norte, na Grã-Bretanha e na Noruega. A Lithium Werks fornece células, módulos e sistemas de gerenciamento de energia a mercados como indústria, transporte, marinha e energia renovável.


            

Kontaktdaten