TORONTO, Sept. 26, 2018 (GLOBE NEWSWIRE) -- A conferência de imprensa de hoje da 19ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC, em inglês) da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC, em inglês), apresentou algumas das pesquisas mais inovadoras em câncer de pulmão de células pequenas e não pequenas. Frances Shepherd, M.D., FRCPC, Presidente Honorário da WCLC, oncologista médico do Princess Margaret Cancer Centre e ex-presidente da IASLC (2005-2007), iniciou sua fala abordando a importância da mudança na prática dos dados compartilhados esta manhã no Simpósio Presidencial de 2018. O Dr. Shepherd continuou com o histórico sobre a inoperabilidade atual e a baixa taxa de cura do câncer de pulmão de estágio III, que compreende 1/3 de todos os tipos de câncer de pulmão. Os dados inovadores apresentados durante o simpósio de hoje demonstraram um avanço no tratamento da doença não visto em muitos anos.
Estudo PACIFIC demonstra que o durvalumab melhora a sobrevida geral de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas irressecável sem progressão após quimiorradioterapia
Resultados recentes do teste PACIFIC demonstraram que o durvalumab apresenta melhoria estatisticamente expressiva e clinicamente significativa em sobrevida geral (OS, em inglês) em comparação com placebo para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) irressecáveis e de estágio III que não progrediram após a quimiorradioterapia (QRT).
De acordo com Scott J. Antonia, M.D., Ph.D., Presidente do Departamento de Oncologia Torácica do H. Lee Moffitt Cancer Center and Research Institute, em Tampa, e Professor de Ciências Oncológicas da Faculdade de Medicina da Universidade do Sul da Flórida, esses resultados são expressivos, pois o PACIFIC é o primeiro teste a demonstrar uma vantagem de sobrevida após QRT nessa população de pacientes.
“Os resultados do PACIFIC oferecem evidências convincentes para o benefício sem precedentes do tratamento com durvalumab como o padrão para essa população de pacientes”, disse o Dr. Antonia. “O durvalumab oferece o primeiro grande avanço no contexto dessa doença em muitos anos, oferecendo uma nova esperança a pacientes com NSCLC irressecável de estágio III sem progressão após a QRT”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Análise provisória do ALTA-1L demonstra o potencial para o brigatinib como opção de primeiro tratamento para câncer de pulmão de células não pequenas com ALK positivo
Uma análise provisória do estudo ALTA-1L forneceu os primeiros dados comparativos sobre a eficácia e segurança do brigatinib em relação ao crizotinib, que é comumente o primeiro comparador de tratamento, em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) com inibidor simples ALK+ de quinase do linfoma anaplásico (ALK).
O investigador principal Ross Camidge, M.D., Ph.D., cátedra Joyce Zeff em Pesquisa de Câncer de Pulmão do Cancer Center da Universidade do Colorado, e equipe concluíram que um ano após o tratamento, 67 por cento dos pacientes tratados com brigatinib permaneceram livres de progressão em comparação aos 43 por cento tratados com crizotinib, e o risco de progressão ou morte foi reduzido em 51 por cento com o brigatinib, em comparação ao crizotinib.
“Os dados provisórios mostram que o brigatinib está pronto para tornar-se a primeira opção de tratamento para câncer de pulmão com ALK+”, disse o Dr. Camidge. “Mesmo com apenas entre nove e 11 meses de acompanhamento, a eficácia do brigatinib é claramente superior ao crizotinib.”
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Estudo NELSON demonstra que a análise de TC para gerenciamento de volume de nódulo reduz a mortalidade por câncer de pulmão em mais de cinquenta por cento
Resultados recentes do maior teste de análise de câncer de pulmão em execução da Europa, o estudo NELSON, demonstram que o uso de análise de tomografia computadorizada (TC) com um protocolo de gerenciamento de nódulo exclusivo levou a uma redução de 26 por cento nas mortes entre pacientes com câncer de pulmão em oito anos de acompanhamento do estudo.
Harry J. De Koning, M.D., Ph.D., Professor de Saúde Pública e Avaliação de Análise do Erasmus Medical Center, em Roterdã, Países Baixos, e equipe iniciaram o estudo para avaliar o efeito da análise de TC, em combinação com o aumento dos intervalos de análise, sobre a mortalidade devido ao câncer de pulmão.
“Esses resultados demonstram que as análises de TC são uma maneira efetiva de avaliar e gerenciar o volume do nódulo em pacientes com câncer de pulmão, o que leva, normalmente, à detecção de nódulos suspeitos e intervenções cirúrgicas subsequentes, e podem impactar positivamente as taxas de sobrevida”, disse o Dr. De Koning. “Esses resultados podem ser usados para informar e direcionar o acompanhamento médico atual e a intervenção para pacientes com câncer de pulmão”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Atezolizumab melhora os resultados para câncer de pulmão de células pequenas quando adicionado ao tratamento padrão
O estudo IMpower133 atende com sucesso suas metas não primárias, demonstrando que a adição de 1L de atezolizumab à carboplatina e etoposide padrão prolongou a sobrevida geral (OS) e a sobrevida livre de progressão (PFS) em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas de estágio amplo (ES-SCLC), conforme comparado ao tratamento somente com carboplatina e etoposide.
De acordo com o apresentador Stephen V. Liu, M.D., Professor Associado de Medicina da Universidade de Georgetown e membro do Comitê Diretivo de Testes, esses resultados têm o potencial de mudar o panorama do tratamento atual para ES-SCLC.
“O padrão de tratamento para câncer de pulmão de células pequenas de estágio amplo foi o mesmo durante décadas, o que contribuiu para resultados inaceitavelmente ruins”, disse o Dr. Liu. “Esse é o primeiro estudo em 30 anos que demonstra uma melhoria expressiva na sobrevida no primeiro tratamento dessa doença altamente letal. Este é um momento fascinante para a oncologia, e estamos animados por finalmente vermos um progresso real no espaço da SCLC”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Estudo LUME-Meso demonstra que nintedanib mais pemetrexede/cisplatina não tornam o paciente livre de progressão nem aumentam a sobrevida geral em pacientes com mesotelioma pleural maligno de subtipo epitelioide
Os resultados do estudo LUME-Meso demonstram que o inibidor da angioquinase tripla nintedanib, combinado com o padrão de tratamento pemetrexede/cisplatina não causa impacto na sobrevida livre de progressão (PFS) e na sobrevida geral (OS) para pacientes com mesotelioma pleural maligno (MPM) irressecável com histologia epitelioide.
Quando os dados da Fase II do LUME-Meso mostraram pacientes com histologia epitelioide derivada do grande benefício do nintedanib adicionado a pemetrexede/cisplatina em termos de PFS melhorada em detrimento de placebo e uma tendência para uma OS melhorada, Giorgio V. Scagliotti, M.D., Ph.D. do Departamento de Oncologia da Universidade de Turim e do S. Luigi Hospital, Presidente da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC), e equipe alteraram o protocolo da Fase III para focar somente nesse subgrupo.
“Infelizmente, os resultados da Fase III do LUME-Meso não confirmaram que o nintedanib, em combinação com pemetrexede/cisplatina prolonga a vida dos pacientes”, disse o Dr. Scagliotti. “No entanto, o teste reafirma a necessidade de estudos confirmatórios sólidos, adequadamente dimensionados, para desafiar o padrão de tratamento de mesotelioma maligno avançado”.
Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Transmissões ao vivo das conferências de imprensa diárias estão disponíveis aqui.
Sobre a WCLC
A Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC) é o maior encontro do mundo dedicado unicamente ao câncer de pulmão e outras malignidades torácicas, atraindo mais de 7.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. A conferência irá abranger uma ampla gama de disciplinas e revelar estudos de pesquisas e resultados de testes clínicos. Para obter mais informações, visite http://wclc2018.iaslc.org/. Siga a conferência nas mídias sociais com: #WCLC2018.
Sobre a IASLC
A Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) é a única organização global dedicada unicamente ao estudo do câncer de pulmão e outras malignidades torácicas. Fundada em 1974, a associação possui mais de 7.500 especialistas em câncer de pulmão em todas as disciplinas, em mais de 100 países, formando uma rede global que trabalha em conjunto para vencer os cânceres de pulmão e torácico em todo o mundo. A associação também publica o Journal of Thoracic Oncology, a principal publicação educacional e informativa para assuntos relacionados à prevenção, detecção, ao diagnóstico e tratamento de todas as malignidades torácicas. Visite www.iaslc.org para obter mais informações. Você também pode seguir a IASLC no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram.
Contatos: | |
Lisa Rivero | Becky Bunn, MSc |
Vice-Presidente | Gerente de Relações Públicas |
lrivero@jpa.com| +1 617-657-1305 | Becky.Bunn@IASLC.org | +1 720-254-9509 |