Nova Pesquisa Global sobre Liderança da YPO demonstra que líderes empresariais jovens acreditam firmemente que os negócios são uma força do bem

Noventa e três por cento dos entrevistados dizem que os negócios devem ter um impacto positivo na sociedade


DAVOS, Suíça, Jan. 25, 2019 (GLOBE NEWSWIRE) -- A YPO, principal organização de liderança global para mais de 27.000 CEOs, realizou uma pesquisa com seus membros em mais de 130 países para obter suas opiniões sobre o impacto das empresas na sociedade para a além dos lucros e da riqueza.

A Pesquisa Global sobre Liderança da YPO 2019, conduzida entre 23 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019 com mais de 2.200 CEO entrevistados, concluiu que uma grande mudança cultural sobre o papel de liderança empresarial está em andamento conforme indicado pelos seguintes resultados:

  • Grande parte dos entrevistados (74 por cento) dizem que sua perspectiva sobre seu papel como líder comercial mudou nos últimos cinco anos. Funcionários (43 por cento), colegas (40 por cento) e crianças (37 por cento) foram citados como alguns dos principais influenciadores por trás dessa nova crença.
  • Líderes comerciais compartilharam que são muito mais inclinados a causar impacto através das suas empresas do que envolvidos em política.
  • O maior obstáculo, de acordo com os CEOs entrevistados, em seus esforços para causar maior impacto através das suas empresas são as regulamentações governamentais (51 por cento) e os impostos, em um distante segundo lugar (27 por cento). Regionalmente, instabilidade política foi um tema identificado por uma quantidade significativamente maior de membros da África (32 por cento) e da região MENA (Oriente Médio e Norte da África) (39 por cento) do que a média da pesquisa (19 por cento).
  • Os CEOs disseram que suas três preocupações principais para o futuro são a falta de qualidade na educação (37 por cento), mudança climática (37 por cento) e paz, justiça e instituições globais (30 por cento). A profundidade e o tipo de preocupação variaram de acordo com a região da qual o membro faz parte.
    • A falta de qualidade da educação foi percebida como um problema entre os membros da América Latina (56 por cento) e EUA (41 por cento).
    • Mudança climática foi a preocupação mais citada entre os membros na Europa, seguida da Ásia (48 por cento e 41 por cento, em comparação com a média de 37 por cento da pesquisa anterior).
  • Os líderes estão agindo para lidar com essas preocupações através das suas empresas. Garantir que suas empresas causem uma diferença positiva (57 por cento), gerar empregos e prosperidade para as pessoas (49 por cento) e ensinar/treinar outros (43 por cento) são os principais meios em que os CEOs entrevistados estão concentrando seus esforços. Adicionalmente, reduzir o desperdício e causar impacto ambiental foram pontos focais chave para participantes da Ásia (44 por cento), Europa (44 por cento) e África (43 por cento).

Para obter uma perspectiva adicional sobre esses resultados, a YPO pesquisou, simultaneamente, mais de 1.800 futuros líderes, com idade entre 18 e 31 anos, com pelo menos ensino superior completo, para ver como suas ideias sobre esses mesmos assuntos se comparam aos atuais donos das empresas. Esse grupo também concordou veementemente (92 por cento) que o objetivo de uma empresa é causar impacto na sociedade além de buscar lucro e riqueza.

Mudança climática (37 por cento) também foi uma grande preocupação entre essa geração mais jovem, e mais da metade dos entrevistados (55 por cento) desejam reduzir seu impacto ambiental. A falta de educação de qualidade (27 por cento), disponibilidade de oportunidades de trabalho e crescimento econômico (24 por cento) e paz, justiça e instituições globais (22 por cento) também influenciam as ideias dos futuros líderes.

Enquanto a maior parte dos líderes atuais identificam as regulamentações do governo como o maior impedimento para causar impacto, futuros líderes acreditam que a corrupção (42 por cento) e a falta de interesse dos líderes empresariais em fazer mais (32 por cento) são os reais obstáculos.

A YPO irá compartilhar os resultados da Pesquisa Global sobre Liderança 2019 em um painel de discussão que será realizado em breve, cujo título será Lucro com objetivo: um novo modelo global, em Davos, em 24 de janeiro de 2019. O resultado completo da pesquisa está disponível em YPO.org/Davos.

Metodologia da Pesquisa Global de Liderança 2019 da YPO:

A Pesquisa Global de Liderança da YPO 2019 realizada com seus membros foi conduzida pela YPO entre 23 de dezembro de 2018 e 4 de janeiro de 2019 através de um questionário online com uma amostra de probabilidade representativa de 2.283 membros da YPO. A amostra incluiu 110 países. O questionário estava em inglês. A margem de erro da amostra é de mais ou menos 1,97 ponto percentual no nível de confiança de 95 por cento.

A pesquisa complementar com pessoas de geração mais jovem (futuros líderes empresariais) foi conduzida pela YPO entre 23 de dezembro de 2018 e 4 de janeiro de 2019. Um total de 1.871 entrevistados globais, com idade entre 18 e 31 anos, com pelo menos algum nível de educação superior, participaram dessa pesquisa. A margem de erro da amostra é de mais ou menos 2,3 pontos percentuais no nível de confiança de 95 por cento.

Sobre a YPO:
A YPO é a principal organização de liderança global para mais de 27.000 CEOs em mais de 130 países e a plataforma global para que eles se conheçam, aprendam e cresçam. Os membros da YPO aproveitam o conhecimento, a influência e a confiança dos líderes das empresas mais influentes e inovadoras do mundo para inspirar empresas, pessoal, família e impacto na comunidade. Hoje, as empresas-membro da YPO, diversificadas entre setores e tipos de negócios, empregam mais de 22 milhões de pessoas globalmente e geram receitas anuais de 9 trilhões de dólares. Para obter mais informações, visite ypo.org.

Assessoria de Imprensa da YPO:
Amy Reid, areid@ypo.org, +1 646 678 0575 (Estados Unidos)
Serena Marchionni, smarchionni@ypo.org, +34 699 903 472 (Europa)
Vickie Tikam, vtikam@ypo.org , +60 012 331 7411 (Ásia)
Angela Mers, amers@ypo.org, +1 415 298 8534 (Estados Unidos/Canadá)