Nova pesquisa global mostra equívocos sobre câncer de pulmão entre o público em geral

Pesquisa também destaca que as pessoas acreditam que os prognósticos para a doença são terríveis, e que há uma demanda por mudança na detecção de câncer de pulmão


LONDRES, Nov. 27, 2019 (GLOBE NEWSWIRE) -- Apenas uma em cada cinco pessoas (22%) discorda da afirmação “em geral, os pacientes com câncer de pulmão são responsáveis pela sua doença com suas escolhas e comportamentos de estilo de vida”, de acordo com uma pesquisa global omnibus realizada pela Ipsos MORI e patrocinada pela Lung Ambition Alliance. Os resultados foram divulgados para coincidir com o final do Mês Nacional de Consciência do Câncer de Pulmão. O câncer do pulmão é uma doença ainda associada com estigma. O estigma do câncer de pulmão é problemático e pode influenciar os fumantes a se sentirem culpados e atrasarem a conversa com o médico sobre possíveis sintomas.1

Outros resultados da pesquisa:
A maioria das pessoas (59%) está confiante de que dentro de cinco anos uma proporção significativamente maior daqueles diagnosticados com câncer de pulmão será curada em comparação com o presente. 

  • Mas a verdade é que hoje em dia somente aproximadamente uma em cada cinco pessoas está viva cinco anos após o diagnóstico inicial 2; apesar dos recentes progressos no papel positivo da detecção precoce e novos tratamentos, ainda há um longo caminho a percorrer para melhorar significativamente a sobrevida.
  • Agora é hora de intensificar o esforço contra o câncer de pulmão e pressionar por novas soluções que possam retardar a progressão da doença.

Quase nove em cada 10 pessoas (87%) são a favor da implementação de um programa nacional em seu país para aumentar a detecção de câncer de pulmão nos estágios iniciais. Entre eles, quase dois em cada três (62%) declararam que são “fortemente” a favor.

  • Mas a verdade é que, em todo o mundo, muitos países ainda não adotaram os testes de câncer de pulmão, apesar de evidências sugerirem que os testes de câncer de pulmão salvam vidas.3,4,5 40 por cento das pessoas são diagnosticadas depois de a doença ter se espalhado pelo pulmão, reduzindo o potencial de tratamento com intenção curativa.6
  • Agora é hora de considerar os testes diagnósticos como uma prioridade fundamental para aqueles em risco de câncer de pulmão e favorecer a adoção de diretrizes que possam ajudar a aumentar os índices dos testes.

Patrick Connor, VP e Dirigente Global da Franquia, Tumour Drivers and Resistance Mechanisms, AstraZeneca, disse: “Está claro que progredimos substancialmente quanto ao câncer de pulmão, no entanto, sabemos que ainda há muito que podemos fazer para melhorar os resultados desta terrível doença. Os resultados da pesquisa sugerem que as pessoas em todo o mundo esperam que possamos fazer mais por pessoas com câncer de pulmão, concentrando-nos nos testes e diagnóstico precoce, no desenvolvimento contínuo de tratamentos inovadores e na melhoria da qualidade do atendimento ao paciente. O momento para agir é agora”.

Jesme Fox, Secretário do GLCC, disse: “É importante compreender a percepção do público em geral sobre o câncer de pulmão. Estes resultados da pesquisa são encorajadores, na medida em que a maioria está otimista quanto à uma maior sobrevivência futura para pacientes com câncer de pulmão, e também a favor da implementação de testes de câncer de pulmão. No entanto, há muito a fazer para reduzir o estigma e a negatividade em torno desta doença”.

A cada 18 segundos, o câncer de pulmão elimina uma vida.Somente em 2018, cerca de 1,8 milhões de pessoas morreram da doença.Aproximadamente quarenta por cento dos pacientes são diagnosticados quando o câncer já se espalhou além do pulmão e o prognóstico piorou.6

Sobre a Lung Ambition Alliance

A Lung Ambition Alliance é uma parceira principal na busca para eliminar o câncer do pulmão como causa de morte. A Aliança tem como objetivo acelerar o progresso e trazer uma mudança significativa para os pacientes com câncer de pulmão, ampliando a experiência de cada parceiro e priorizando os projetos significativos com potencial para promover seu objetivo. Os sócios fundadores - a International Association for the Study of Lung Cancer (Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão - IASLC), Guardant Health, Global Lung Cancer Coalition (GLCC) e AstraZeneca - irão explorar e vencer as barreiras ao exame e diagnóstico precoce, desenvolvimento de medicina inovadora e cuidados de qualidade, e buscar uma visão ambiciosa para o futuro no câncer de pulmão que se inicia com a duplicação da sobrevivência de cinco anos em 2025.

Iniciativas em Cuidados de Câncer de Pulmão (Iniciativas de Cuidados de Câncer de Pulmão - ILC2)

Um novo programa que foi lançado há semanas é o ILC2, um convite à apresentação de candidaturas para que as organizações de doentes e prestadores de cuidados registradas como organizações sem fins lucrativos no seu país apresentem propostas de projetos que possam transformar potencialmente os cuidados prestados aos doentes em países de todo o mundo. O prazo para apresentação é 31 de janeiro de 2020. Para mais informação, visite www.lungambitionalliance.org.

Os pedidos de subsídio ILC2 serão analisados e selecionados pelos quatro parceiros fundadores da Lung Ambition Alliance; a Global Lung Cancer Coalition, Guardant Health, a International Association for the Study of Lung Cancer e a AstraZeneca. O financiamento para o subsídio do ILC2 é fornecido pela AstraZeneca.

Sobre os Sócios Fundadores  

  • A International Association for the Study of Lung Cancer (Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão -IASLC) é a única organização do mundo dedicada ao estudo do câncer de pulmão e outros tumores torácicos malignos, com uma rede global de mais de 7.500 especialistas em câncer de pulmão em todas as disciplinas em mais de 100 países.
  • A Global Lung Cancer Coalition (Coalizão Global de Câncer de Pulmão) global é a voz internacional dos doentes com câncer de pulmão, dedicada à defesa do paciente. 
  • A Guardant Health é uma empresa de diagnóstico inovador, com uma visão para permitir a detecção precoce através do acesso à informação molecular no sangue.
  • AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global concentrada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos sob prescrição médica. 

Sobre a Pesquisa IPSOS MORI da Lung Ambition Alliance
Em nome da Lung Ambition Alliance, a Ipsos MORI entrevistou 7.000 adultos com idade igual ou superior a 18 anos em sete países (França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e EUA). As entrevistas foram realizadas online entre 22 de outubro e 4 de novembro de 2019. Os respondentes de um painel online foram selecionados por amostragem estatística, após ajustes quanto aos critérios de gênero, idade, categoria socioprofissional, área geográfica e tipo de cidade, com base nos dados censitários disponíveis em cada país para a população com 18 anos ou mais. Os resultados de cada país foram ponderados (método Rim Weighting) para refletir o tamanho da população de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, para garantir que a amostra seja representativa a nível nacional em cada mercado. Os resultados também foram ponderados para garantir que cada país tenha o mesmo peso quando agregado. Para mais informação sobre a pesquisa, visite https://www.ipsos.com/ipsos-mori/en-uk/attitudes-and-awareness-lung-cancer-lung-ambition-alliance.

Acelerando Avanços para Pessoas com Câncer de Pulmão.

Referências

1 Global Lung Cancer Coalition. Global Briefing: Symptom Awareness and Attitudes to Lung Cancer. Findings from a Global Study. Disponível em http://www.lungcancercoalition.org/uploads/docs/Global%20briefing%20-%20FINAL.pdf. Acessado em novembro de 2019

2 Cancer.Net. Lung Cancer - Non-Small Cell - Statistics. Disponível em www.cancer.net/cancer-types/lung-cancer-non-small-cell/statistics. Acessado em novembro de 2019

3 Piana R. Although Evidence Is Clear That Lung Cancer Screening Saves Lives, Adoption Rates Remain Low. ASCO Post. Disponível em https://ascopost.com/issues/march-10-2019/lung-cancer-screening-evidence-and-adoption/. Acessado em novembro de 2019

4 Yousaf-Khan U, et al. Final Screening Round of the NELSON Lung Cancer Screening Trial: The Effect of a 2.5-year Screening Interval. Thorax. 2017;72:48–56.

5 The National Lung Screening Trial Research Team. Reduced Lung-cancer Mortality with Low-dose Computed Tomographic Screening. N Engl J Med. 2011;365(5):395–409.

6 EpiCast Report: NSCLC Epidemiology Forecast to 2025. GlobalData. 2016.

7 World Health Organization. International Agency for Research on Cancer. Fact Sheet – Lung Cancer. Disponível em http://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/cancers/15-Lung-fact-sheet.pdf. Acessado em novembro de 2019


            

Kontaktdaten