BM&FBOVESPA e BSM passam a adotar SMARTS Integrity da NASDAQ OMX para todos os mercados.

Objetivo é detectar abusos de mercado e melhorar a Transparência

NOVA YORK e SÃO PAULO, 2013-04-17 14:00 CEST (GLOBE NEWSWIRE) -- O NASDAQ OMX Group, Inc. (Nasdaq:NDAQ), a BM&FBOVESPA, a Bolsa Brasileira de Valores, Mercadorias e Futuros (BVMF3) e a BM&FBOVESPA Supervisão de Mercado (BSM), anunciaram o lançamento oficial da plataforma de Vigilância de Mercado SMARTS Integrity da NASDAQ OMX em todos os mercados brasileiros. Desde 2011, apenas o segmento Bovespa (ações) já era acompanhado por esta ferramenta. A partir de agora, os segmento BMF (derivativos) também passa a ser monitorado pelo SMART, mas tudo já em ambiente PUMA.

“Este lançamento é um marco tanto para a BM&FBOVESPA quanto para a indústria financeira do Brasil como um todo”, disse Cícero Vieira, Diretor de Operações, Clearing e Depositáriada BM&FBOVESPA. “Com o aumento da importância da atividade comercial brasileira nas estratégias de carteira de investidores de todo o mundo, é crucial proporcionar aos participantes locais e estrangeiros ferramentas de vigilância de mercado alinhadas com uma descoberta de preços com base em ordens totalmente transparente e centralizada em todos os produtos do nosso mercado. Pretendemos fazer vigorar, pró-ativamente, regulamentos e segurança solicitados por nossos reguladores e impedir atividades abusivas no mercado. Nossa colaboração técnica com o SMARTS da NASDAQ OMX enfatiza este compromisso”.

A BM&FBOVESPA e a BSM, órgão autoregulador da Bolsa encarregada  de supervisionar os participantes do mercado, estão agora equipadas com uma solução automatizada para este trabalho. A utilização do SMARTS Integrity assegurará que o mercado brasileiro possua uma carteira compreensiva de cenários de alerta relativos a uma ampla gama de comportamentos de mercados para a detecção até dos mais sofisticados cenários de transação. O SMARTS Integrity já apoia alguns dos maiores mercados mundiais e encontra-se bem posicionado para assegurar os planos de crescimento futuro da BM&FBOVESPA, bem como para assistir a BSM em sua contínua aplicação de iniciativas regulatórias.

“Desde a crise financeira global tivemos um aumento significativo nas atividades autorregulatórias”, disse Marcos Torres, Diretor de Autoregulação da BSM. “Com o SMARTS Integrity agora operando em diversos mercados, de ações e derivativos, já estamos ganhando em esforços de eficiência e detecção, sem mencionar um processo de análise mais integrado”.

“A transparência de Mercado é fundamental para um mercado global saudável”, disse Paul McKeown, Vice-Presidente de Tecnologia de Mercado da NASDAQ OMX. “Estamos comprometidos em criar as tecnologias líderes de supervisão de mercado da indústria a fim de combater o abuso de mercado, especialmente na medida em que continuamos a enfrentar um panorama regulatório em constante mudança. Temos orgulho de nossa parceria com a BM&FBOVESPA e a BSM para detectar irregularidades e abusos no mercado brasileiro e esperamos que esta parceria cresça no futuro”.

A BM&FBOVESPA tem uma média diária acima de 850.000 negócios com ações e cerca de 3 milhões de contratos derivativos com controle de risco pré e pós negociação. As soluções de supervisão SMARTS operam em mais de 40 bolsas e reguladores e em mais de 70 participantes de mercado distribuídos por 55 mercados.

Sobre a NASDAQ OMX:

O inventor da bolsa eletrônica, o NASDAQ OMX Group, Inc., alimenta economias e proporciona tecnologias transformadoras para todo o ciclo de vida de uma transação – desde o gerenciamento de riscos até à negociação, à vigilância e à compensação. Nos Estados Unidos e na Europa, detemos e operamos 26 mercados, 3 câmaras de compensação e 5 depositários centrais de títulos, com capacidade para lidar com ações, opções, renda fixa, derivativos, mercadorias, futuros e produtos estruturados. Com capacidade para processar mais de 1 milhão de mensagens por segundo a velocidades inferiores a 40 microssegundos com 99,99% de uptime, nossa tecnologia dirige 70 mercados de 50 países desenvolvidos e em desenvolvimento para o futuro, ativando 1 entre 10 das transações mundiais de títulos. Nossos premiados produtos de dados e índices mundiais são referências para a indústria financeira. Com aproximadamente 3.400 companhias cotadas, valendo US$6 trilhões em termos de capitalização de mercado, cujas inovações modelam o nosso mundo, proporcionamos às ideias de amanhã acesso a capital hoje. Bem-vindos ao local onde o mundo dá um grande salto à frente, todos os dias. Bem-vindos ao Século NASDAQ OMX. Para saber mais, visite www.nasdaqomx.com. Siga-nos no Facebook (http://www.facebook.com/NASDAQ) e no Twitter (http://www.twitter.com/nasdaqomx). (Símbolo: NDAQ e membro do S&P 500).

Sobre a BM&FBOVESPA

A BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros foi criada em 2008 com a integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A união cria a quarta maior bolsa do mundo em valor de mercado, a segunda maior das Américas e a líder na América Latina. A BM&FBOVESPA oferece à negociação ações em mercados a vista, de opções e a termo, e índices, taxas de juro e de câmbio, commodities agropecuárias e de energia em mercados futuros, de opções, a termo e de swap, além de outras operações a vista com ouro, dólar pronto e títulos públicos federais. Para prestar serviços eficientes e seguros aos investidores, a BM&FBOVESPA conta com avançados recursos tecnológicos. Com modelo de negócios totalmente integrado, além do ambiente de negociação, fornece serviços de registro, compensação, liquidação, gerenciamento de risco e central depositária. Atua como contraparte central para todos os mercados negociados em ambiente de Bolsa por meio de quatro clearings: ações, derivativos, ativos e câmbio.

Sobre a Supervisão de Mercados da BSM

Estabelecida em 2007 como entidade sem fins lucrativos, trata-se de uma organização autorregulatória que supervisiona os mercados e participantes de mercado da BM&FBOVESPA de acordo com os melhores padrões internacionais. A BSM também é responsável por fazer cumprir as regras e regulamentos com relação às transações e atividades de indivíduos e de empresas sob a jurisdição da BSM. http://www.bsm-autorregulacao.com.br

Nota Cautelar a Respeito das Declarações Preditivas

Os assuntos aqui descritos contêm declarações preditivas que são feitas ao abrigo das disposições de "porto seguro" da lei de Reforma de Litígio de Títulos Privados de 1995. Essas declarações incluem, entre outras, declarações sobre o SMARTS Integrity e outros produtos e ofertas da NASDAQ OMX. Chamamos a atenção para o fato de que essas declarações não são garantias de desempenho futuro. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou sugeridos nas declarações preditivas. Declarações preditivas envolvem certos riscos, incertezas ou outros fatores que vão além do controle da NASDAQ OMX. Esses fatores incluem, entre outros, os fatores detalhados no Relatório Anual da NASDAQ OMX, no formulário 10-K, e nos relatórios periódicos arquivados junto à U.S. Securities and Exchange Commission (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos). Não assumimos qualquer obrigação para emitir qualquer revisão às declarações preditivas.

NDAQG

Contato Mídia da NASDAQ OMX:
         Ryan Wells
         (212) 231-5541 (escritório)
         (646) 581-4286 (celular)
         Ryan.Wells@NASDAQOMX.com

Contato Mídia da BM&FBOVESPA:
         Gustavo Farinelli
         (55 11) 2565-7865 (escritório)
         gferreira@bvmf.com.br