GBCI 2024: os países da América do Sul ocupam cinco posições entre os dez primeiros países mais complexos para se fazer negócios. As Ilhas Cayman ainda são o país mais simples para se operar

LONDRES, June 03, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A TMF Group, fornecedora líder de serviços administrativos e de conformidade, lançou hoje a 11ª edição do Global Business Complexity Index (GBCI). Este relatório apresenta de forma geral a complexidade na operação de empresas em todo o mundo. Ele se baseia em 292 indicadores que incluem legislação, conformidade, procedimentos contábeis, regimes tributários, recursos humanos e processos de folha de pagamento, em 79 jurisdições.

Na América do Sul, a Colômbia lidera a classificação este ano em 3º (antes era 5º em 2023), seguida pelo México (4º pelo terceiro ano consecutivo), Bolívia (5º), Brasil (7º) e Peru (9º). A alta classificação da Colômbia é motivada por seus complexos sistemas contábeis e tributários, sendo que reformas tributárias foram introduzidas em várias ocasiões nos últimos sete anos. As complexas regulamentações do México estão relacionadas ao tempo necessário para a abertura de contas bancárias e às diversas exigências para a obtenção de vistos de trabalho, enquanto a complexidade da Bolívia é determinada por um sistema de tributação obsoleto, que exige presença física e localização do idioma. A classificação do Brasil é atribuída à sua legislação tributária e à legislação diversificada em vários níveis administrativos. Já o Peru oferece bons recursos naturais, mas tem processos de licenciamento complicados para empresas estrangeiras.

No outro extremo da classificação, as Ilhas Cayman mais uma vez se posicionam como a jurisdição menos complexa da GBCI, mantendo a consistência em todas as linhas de serviço e ao longo dos últimos anos. Seu sistema de tributação simples e seu alto nível de digitalização simplificam as operações para empresas estrangeiras. As relações com o governo e os órgãos reguladores também são feitas principalmente por meio de plataformas on-line, permitindo operações remotas.

A diretora da TMF Group para a América Latina, Monica Vera, afirmou:

"Este ano, muitas das jurisdições da América do Sul melhoraram sua classificação geral, independentemente de serem populares por sua combinação de complexidade e oportunidade. Essas jurisdições estão explorando suas complexidades, como a Colômbia – que está prevendo mais oportunidades de investimento após as recentes eleições regionais – e o México – que está crescendo mais, beneficiando-se das mudanças no comércio global. E a transição para a digitalização já está acontecendo. Apesar dos desafios, os países da América do Sul estão sempre dispostos a crescer mais."

Os dez primeiros e os dez últimos (1= mais complexo, 79= menos complexo)

1    Grécia
2    França
3    Colômbia